15 de ago de 2017

6 em cada 10 brasileiros não sabem o que é parlamentarismo, diz pesquisa

Outros 37,9% dos entrevistados conhecem o modelo

Presidente do PSDB defendeu recentemente o sistema


O parlamentarismo ainda é um sistema de governo desconhecido para 59,6% dos brasileiros. É o que aponta uma sondagem realizada pelo instituto Paraná Pesquisas divulgada nesta 2ª feira (14.ago).

Eis a íntegra dos dados.

Por outro lado, 37,9% dos entrevistados afirmaram conhecer o parlamentarismo. Outros 2,5% não responderam ao questionamento.


Segundo o levantamento, 46,4% dos eleitores brasileiros desaprovariam o regime parlamentarista. Outros 39,4%, aprovariam.

O parlamentarismo é um sistema político onde, por exemplo, as decisões deixam de estar atribuídas ao cargo do presidente e passam a ser de um primeiro-ministro, que trabalharia junto ao Congresso para o governo nacional. O Legislativo ganha mais força neste sistema de governo.

Em alta

Na semana passada, o presidente do PSDB, o senador Tasso Jereissati (CE), disse que o partido defenderá a adoção do sistema parlamentarista a partir da gestão que se iniciará em 2023.

O Instituto Paraná Pesquisas ouviu 2.410 eleitores brasileiros entre os dias 8 e 10 de agosto. O grau de confiança é de 95%, para uma margem de erro estimada em 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Renan Melo Xavier
No Poder360

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com links NÃO serão aceitos.

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do blog

Comentários anônimos NÃO serão publicados, como também não serão tolerados spams, insultos, discriminação, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.

É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.