13 de jul de 2017

O caçador e seu troféu

Nada contra Moro, o justiceiro da República. Mas não posso deixar de pensar nele como um caçador na sua sala de troféus, cercado pelas cabeças de suas presas. Nesta parede, a cabeça de um tigre, na outra, a de um leão, na outra, a de um búfalo. E agora, num lugar de destaque, a cabeça do Lula.

Moro pode muito bem dizer que nenhuma presa lhe exigiu mais coragem e sangue frio, daí seu lugar de destaque na parede. Que fera seria o Lula? A cada animal abatido pelo nosso destemido caçador corresponde uma biografia e uma justificativa para sua queda. Ao contrário do búfalo, por exemplo, que só morreu porque o caçador acertou o tiro, a razão para abater o Lula é complicada.

Foi para afastá-lo definitivamente da eleição de 2018? Foi pela sua biografia como líder do primeiro governo a enfrentar a oligarquia e distribuir renda na história do Brasil? Foi (a razão do caçador) porque ganhou um apartamento tríplex que nunca ocupou?

De qualquer maneira, era preciso coragem e sangue frio para abater a fera. O Moro se admirou com a própria audácia e declarou que a prisão não é para agora. Querem testar a reação da massa, antes. Mas a cabeça do Lula está lá, na parede.

Luís Fernando Veríssimo

Um comentário:

  1. Sobre os Mitos e os Fatos...

    Interessante como os Seres Humanos "absorvem", das Estórias e Na História, seu Âmago, sua Síntese, sua Moral-da-História...
    Das Lendas Homéricas (Ilíada e Odisséia), Epopéias coalhadas de magníficos "Heróis Excepcionais", rendem ou atribuem o Protagonismo, á Aquiles, o mais Valente, o mais Bravo, o mais Heroico Guerreiro Grego... O Invencível!!!
    A Causa de Tamanha CORAGEM (Sua Invulnerabilidade), é considerada Apenas, como mais uma Qualidade Pessoal do Herói...
    Questiona-se : - Onde esta a HONRA, a CORAGEM, a ÉTICA, quando "VOCÊ JOGA" com "Cartas Marcadas"... Onde esta a Valentia de Aquiles, o Invulnerável, a combater um Adversário Humano (Comum), com a CERTEZA GARANTIDA de sua Vitória???
    Enquanto seus adversários (Heitor! Por exemplo), honrosamente, corajosamente, arriscavam-se Á MORTE, em contenda, Aquiles só contendia, pois sabia "O RESULTADO FINAL DO JOGO"...
    Paralelamente, Inquiri-se : - Onde esta a HONRA, a CORAGEM, a ÉTICA, quando "ELE JOGA" com "Cartas Marcadas"... Onde esta a Valentia "do JUIX CAÇADOR", o Protegido Intocável, á Caçar seu OPONENTE, com a CERTEZA GARANTIDA de Sua Absoluta IMPUNIDADE PESSOAL???????????
    Enquanto seus Adversários (LULA, por EXEMPLO), Honrosamente, Corajosamente, ARRISCAM-SE á Privação de Liberdade, o Juix Caçador só caçava, pois sabia estar Protegido/Escondido "Embaixo da Saia/Toga da (IN)Justiça"...
    Nos DOIS CASOS (Aquiles e Juix), Ilicitamente Escorados em "Vantagens Individuais", Vossas Pseudo Ações de Notória Bravura, caracterizam, á Luz da Verdade, Atos Completamente Desprovidos de Honra, de Ética, de Moral...
    Suas aparentes "Coragem", denotam apenas Traição, Covardia, Irresponsabilidade,...
    A não muito tempo atras, por estas plagas, perambulou um outro Caçador (o de Marajás)... Em comum, ambos "adoravam" EXTRAPOLAREM seus Poderes, acima até e principalmente, da CONSTITUIÇÃO FEDERAL, praticando sistematicamente, INCONSTITUCIONALIDADES Absurdas... (Lembrem-se todos: - Um Ato/Ação Inconstitucional, já é Inconstitucional ao Nascer, na ORIGEM do Ato/Ação, a despeito da "celeridade" do STF), como por exemplo, Aquele Famigerado "Congelamento de C/C e Poupanças". Era Inconstitucional no momento em que foi Promulgado, até o distante momento da Declaração de Inconstitucionalidade pelo STF.
    Hoje, as Insofismáveis INCONSTITUCIONALIDADES Perpetradas pelo "Juix Caçador", SERÃO-LHE INDUBITAVELMENTE, Exigidas, COERCITIVAMENTE IMPOSTAS, e Cobradas, com todo o RIGOR DA LEI...
    Agora, quanto aos "Troféus"... Acho que o "JOGO" ainda não Acabou...

    ResponderExcluir

Comentários com links NÃO serão aceitos.

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do blog

Comentários anônimos NÃO serão publicados, como também não serão tolerados spams, insultos, discriminação, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.

É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.