29 de mai de 2017

Se houver troca de governo, 5 ministros perdem foro privilegiado

Foto: Lula Marques
A Esplanada de Michel Temer tem 10 titulares encrencados na Justiça. Cinco deles ficariam desprotegidos caso tivessem de deixar o cargo. Sem mandato, perderiam o foro privilegiado e teriam seus processos remetidos à 1ª instância.

Esse é um dos fatores que joga a favor da manutenção de Michel Temer na Presidência. Em uma eventual eleição indireta para escolher 1 sucessor para o peemedebista, haveria uma pressão sob os candidatos para que mantivessem parte da atual composição da Esplanada.

Na hipótese de troca de todos os ministros, perderiam o foro privilegiado Eliseu Padilha (Casa Civil), Moreira Franco (Secretaria Geral), Gilberto Kassab (Ciência e Tecnologia), Helder Barbalho (Integração Nacional) e Marcos Pereira (Indústria).

Outros 5 ministros investigados continuariam com inquéritos tramitando no STF: os senadores Aloysio Nunes (Relações Exteriores) e Blairo Maggi (Agricultura) e os deputados Bruno Araújo (Cidades), Marx Beltrão (Turismo) e Maurício Quintella (Transportes). Eis um resumo:

ministros-temer

No Desacato



A república de Temer: nova MP para manter Moreira com foro

anngoraforo

No Globo Online, Cristiane Jungblut diz que Michel Temer prepara uma reedição de medida provisória para manter Moreira Franco com status ministerial e, assim, com foro privilegiado no Supremo Tribunal Federal. O decreto que faz isso vai perder a validade dia 1º e não há sinais de que possa ser aprovado na Câmara.

Moreira Franco, até os tapetes do Congresso o sabem, é detestado pelos parlamentares, pela postura arrogante de quem “se acha”, mas todos sabem muito bem o que é.

A medida, claro, vai conter algumas alterações para justificar a reedição – é vedado repetir MPs que caducaram, na mesma legislatura – mas o objetivo é manter Angorá livre de surpresas.

Fernando Brito
No Tijolaço

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com links NÃO serão aceitos.

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do blog

Comentários anônimos NÃO serão publicados, como também não serão tolerados spams, insultos, discriminação, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.

É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.