16 de mar de 2017

O Marxismo da Teoria Crítica


Eu só posso entender o mundo, tal como ele é hoje, a partir do que ele poderia ser.

...ao olhar o mundo da perspectiva do mundo melhor que ele poderia ser, ao mesmo tempo consegue enxergar nesse mundo, os obstáculos para que se alcance essa configuração melhor do mundo.

O filósofo Marcos Nobre fala sobre Karl Marx e sobre o marxismo de Horkheimer e Theodor Adorno. Segundo ele, se fosse montada uma equação com esses nomes, o resultado seria a expressão da teoria crítica, que é o nome pela qual ficou consagrada a versão teórica do marxismo de muitas de suas importantes vertentes.

Marcos Nobre: professor de filosofia da Unicamp e coordenador do programa de pós-graduação em filosofia do IFCH/Unicamp, pesquisador do Cebrap e do CNPQ, é autor de A dialética negativa de Theodor W. Adorno (Iluminuras/Fapesp), Lukács e os limites da reificação, e co-autor de Conversas com filósofos brasileiros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com links NÃO serão aceitos.

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do blog

Comentários anônimos NÃO serão publicados, como também não serão tolerados spams, insultos, discriminação, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.

É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.