20 de jan de 2017

CIA tinham um plano secreto sobre as Malvinas


De acordo com um documento da CIA - Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos da América, o povo das Ilhas Malvinas seria enviado para a Escócia ou convertidos em cidadãos argentinos.

Os EUA, em 1982, tinham um projeto secreto que buscava devolver à Argentina a soberania das Ilhas Malvinas e levar os habitantes da ilha para solo britânico, afirma um relatório da CIA divulgado nesta sexta-feira pelo jornal britânico "Daily mail".

Quando o problema eclodiu entre Argentina e Grã-Bretanha sobre o controle do arquipélago (1982), os serviços secretos estadunidenses escreveram um documento sugerindo ao que Londres cedesse o controle das Malvinas para Buenos Aires.

O documento dizia o que aconteceria com os 1.800 habitantes da ilha a quem seria oferecida a opção de se tornar cidadãos argentinos ou cobrar uma compensação financeira para deixar a ilha.

"Durante um período de três anos, será dada aos habitantantes das Malvinas a oportunidade de considerar a possibilidade de ficar nas ilhas ou, pelo contrário, se preferem mudar-se para uma área de jurisdição britânica, seja no Reino Unido ou outros lugares sob soberania britânica, com uma indenização de deslocalização de US $ 100.000 por pessoa ", revelou Rowen no documento.

Além disso, o relatório afirma que "os moradores que não quiserem se mudar, serão livres para ficar e tornarem-se cidadãos argentinos depois de três anos", disse Henry Rowen, então chefe da CIA.

No teleSUR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com links NÃO serão aceitos.

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do blog

Comentários anônimos NÃO serão publicados, como também não serão tolerados spams, insultos, discriminação, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.

É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.