17 de dez de 2016

Porque Temer não irá ao Capão Redondo


A pesquisa IBOPE mostra que o governo Temer é uma unanimidade, consegue ser reprovado por todos os estratos sociais deste país. Mas chama a atenção a rejeição entre os jovens da periferia de capitais e cidades com mais de 100 mil habitantes.

O coxinha, o perifa e o governo Temer

Para analisar a pesquisa IBOPE de dezembro de 2016 em relação ao governo Temer criei dois estratos sociais: o coxinha e o perifa.

O coxinha mora no sul e sudeste, tem curso superior, mais de 35 anos e ganha mais de 5 salários mínimos.

O perifa, por óbvio, mora na periferia, tem até o curso médio, menos de 35 anos e ganha até 2 salários mínimos.

O coxinha e o governo Temer

O coxinha está decepcionado com Temer. Mais de 70% dos coxinhas consideram o governo Temer igual ou pior que o governo Dilma.

ibope1-dez16

Imagino a cabeça do coxinha. Bateu panela, vestiu amarelo e foi para a rua. Vibrou com a queda de Dilma e esperava acordar em Miami — que acredita ser o primeiro mundo — no dia seguinte ao impeachment.

O coxinha não se importa com a PEC 55 — tem convênio médico pago pela empresa e sempre bancou a educação dos filhos em escola privada. Mas, agora, perdeu o emprego e agora não sabe se irá se aposentar.

Próximo de 45% dos coxinhas consideram Temer como ruim e péssimo e somente 13% como bom e ótimo. Cerca de 70% dos coxinhas não aprovam e nem confiam em Temer.

ibope2-dez16

ibope3-dez16

O perfira e o governo Temer

O perifa vingou-se do PT nas eleições de 2016, mais uma vez votou no aventureiro que se apresentou como “o novo”. Mas não se engana com Temer.

Cerca de 80% dos perifas consideram o governo Temer igual ou pior que o governo Dilma.

ibope4-dez16

E em uma inusitada concordância com os coxinhas algo próximo de 47% dos perifas consideram o governo Temer como ruim e péssimo e 13% o consideram ótimo e bom. E, igualmente aos coxinhas, algo próximo de 70% não aprova e nem confia em Temer.

ibope5-dez16

ibope6-dez16

Poderia se bem pior. O governo Temer é ainda desconhecido por mais de 10% dos mais velhos, dos menos escolarizados e dos moradores das pequenas cidades. Essa foi a proporção dos que não souberam ou não responderam à pesquisa.

ibope7-dez16

Porque Temer não visita o Capão Redondo

Agora, nada se compara à rejeição que Temer recebe dos jovens das periferias das capitais e das cidades maiores, com mais de 100 mil habitantes. É nesse segmento que se encontram aqueles que consideram o governo Temer ruim ou péssimo em porcentagens maiores que 50%. Nas periferias, chega a mais de 60%. Mais de 70% da periferia não aprovam e 80% não confiam em Temer.

ibope8-dez16

O povo e sua cruel sabedoria.

Sergio Saraiva
No Oficina de Concertos Gerais e Poesia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com links NÃO serão aceitos.

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do blog

Comentários anônimos NÃO serão publicados, como também não serão tolerados spams, insultos, discriminação, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.

É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.