13 de nov de 2016

Como escapar da doutrinação da mídia


O "ENQUADRAMENTO" DE TRUMP 

Quando Barack Obama foi eleito de forma surpreendente, como consequência do colapso econômico mais o fracasso da ocupação do Iraque, o establishment tremeu em Washington. Ele prometia, por exemplo, fechar a prisão de Guantánamo. A pressão começou antes mesmo de Obama assumir e ele indicou Rahm Emanuel, um insider, como chefe da Casa Civil.

As "mudanças nas quais podemos acreditar" foram muito poucas, até porque a oposição republicana agiu como Aécio Neves e sua turma depois da reeleição de Dilma: trancaço completo de qualquer compromisso no Parlamento. Boicote absoluto!

Agora, Donald Trump promete, se necessário, fazer déficit, taxar os bancos e revolucionar a política externa. Ou, ao menos foi assim que se elegeu, com uma plataforma antiglobalização, isolacionista e com foco na criação de empregos nos Estados Unidos.

Porém, basta assistir à CNN para ver como a mídia dos Estados Unidos age exatamente como a brasileira: o foco agora é "enquadrar" Trump, trabalhando para que ele seja cercado por gente do establishment. Para que nada mude muito, apesar do resultado da eleição.

Só tem um jeito de escapar deste papel semi-ditatorial da mídia, exercido com a omissão ou repercussão dos assuntos que não interessam/interessam. Para ver notícias dos Estados Unidos, Russia Today. Para ver notícias da Rússia, Guardian. Para ver notícias da Europa, Al Jazeera. Para ver notícias do Brasil, El Pais ou a nossa blogosfera.

Luiz Carlos Azenha
No Esquerda Caviar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com links NÃO serão aceitos.

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do blog

Comentários anônimos NÃO serão publicados, como também não serão tolerados spams, insultos, discriminação, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.

É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.