29 de out de 2016

Estudantes são intimidados por PMs armados em escola catarinense


Estudantes que ocupam a Escola Estadual Irene Stonoga, em Chapecó (SC), foram intimidados por policiais armados (veja o vídeo abaixo). Segundo pessoas que acompanham a ocupação, a direção da escola se nega a dialogar e tem coagido professores que tentam ajudar os adolescentes.

De acordo com relatos, o pai de um dos alunos chegou a agredir um estudante na saída da escola. Esta mesma pessoa teria entrado na escola depois, e, armado, tentou tirar os jovens de lá.

Antes mesmo dos alunos decidirem pela ocupação, a direção da escola não queria permitir um debate com professores da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) sobre a Proposta de Emenda à Constituição 241 e a reforma do Ensino Médio.

Ocupação no EEB Irene Stonoga, em Chapecó (SC). 
As imagens são do Facebook da deputada estadual Luciane Carminatti (PT)
Em relação aos policiais que aparecem no vídeo, ele foram à escola inúmeras vezes a pedido da direção da unidade.

Túlio Vidor, coordenador do Centro de Referências em Direitos Humanos Marcelino Chiarellio, da UFFS, foi até a escola Irene Stonoga após receber uma denúncia de violações de direitos humanos. Ele afirma que teve dificuldades em acessar a escola e que a diretoria não o acompanhou em sua visita técnica, nem quis dar esclarecimentos.

Ele conta que, ao chegar no local, a escola estava trancada com os alunos dentro, e que pais e outras pessoas que apoiam o movimento não conseguiam ter contato com os estudantes.

“A gente acabou apurando algumas situações de conflito, patrocinadas principalmente pela própria direção. Há uma dificuldade muito grande de diálogo”, diz.

Vidor afirma que apurou irregularidades e riscos de violações de direitos humanos. Ele está elaborando um relatório que será encaminhado para o movimento estudantil, para a direção da escola, para a Secretaria de Educação e outros órgãos competentes.

“Teria que haver um diálogo entre a direção e os manifestantes para garantir a segurança das crianças que lá estão”, completa.

Veja o vídeo abaixo:



João Paulo Caldeira
No GGN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com links NÃO serão aceitos.

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do blog

Comentários anônimos NÃO serão publicados, como também não serão tolerados spams, insultos, discriminação, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.

É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.