25 de set de 2016

Vi

Não posso me queixar. Em 80 anos de vida, vi...

– um homem pisar na Lua pela primeira vez...

– um presidente brasileiro se matar, um ser deposto e dois serem empessegados...

– um presidente dos Estados Unidos ser abatido a tiros...

– um negro ser eleito presidente dos Estados Unidos e não ser abatido a tiros...

– a morte do telefone de discar e do disco de vinil, que ressuscitou...

– o aparecimento da caneta esferográfica...

– uma guerra mundial, que terminou com o lançamento de duas bombas atômicas e a morte de 200 mil civis...

– mulheres sendo presas na praia por vestirem muito pouco e mulheres sendo presas por se taparem demais...

– a ascensão e a queda do monoquíni...

– a ascensão e a queda do twist, do hully-gully e do chá-chá-chá...

– a queda de Benito Mussolini e Adolf Hitler...

– a queda do Muro de Berlim...

– a queda dos meus cabelos...

– Nelson Mandela e o fim do apartheid...

– Muhammad Ali...

– o Pelé jogar...

– as derrotas da seleção por 2 a 1 em 1950 e por 7 a 1 em 2014, e os anos gloriosos entre uma e outra...

– os Beatles...

– o 11 de Setembro de 2001...

– as sondas espaciais que mandam fotos de planetas distantes, como papparazzi siderais...

– o Fellini filmando...

– o Charlie Parker tocando...

– o aparecimento do computador...

– o aparecimento da internet...

– o aparecimento do celular...

– a Patrícia Pillar...

– a primeira aparição da Ingrid Bergman em Por Quem os Sinos Dobram e a da Rita Hayworth em Gilda...

– o Internacional ser campeão brasileiro em 75, 76 e 79 (invicto) e campeão do mundo em 2006 com um gol do Gabiru (Gabigol!)...

– o implante de cabelo (funcionou com o Renan Calheiros, ué)...

Luís Fernando Veríssimo

7 comentários:

  1. Muita gente acredita qe o Homem pisou na Lua, inclusive esse conceituado escritor Luis Fernando Veríssimo. Mas vejam só.
    Será qe aquelas imagens qe vimos em 1969 não passam de uma encenação? Como assim?
    Será razoável qe os americanos depois de pisarem na Lua se limitar iam a enviar missões espaciais tripuladas apenas à Estação Espacial Internacional, e mesmo isto hj apenas com auxílio das naves Soyuz russas? Faz sentido?
    Será qe quem foi capaz de pousar na Lua há quase 50 anos, considerando o desenvolvimento tecnológico nesse período se limitaria a isto?
    Pq será qe depois de todo esse tempo tudo o qe fizeram não passaria de sondas espaciais qe não pousam na Lua nem retornam à Terra?
    Será qe não há nada de errado nessa história?
    Será qe tudo o qe foi feito não passa de uma grande farsa?

    ResponderExcluir
  2. O autor afirma qe viu o Homem pisar na Lua. Será?
    Será qe toda aquela filmagem não passou de uma montagem para nos fazer crer qe os americanos, e somente eles, são capazes dessa incrível façanha?
    Penso qe sim.
    Vejam: depois de afirmarem qe foram a lua desmontaram totalmente o projeto Apollo, lançando os ônibus espaciais qe só foram até a ISS, qe gira em torno da Terra, em sua órbita baixa, para não despencou.
    E tudo o qe fizeram depois de "pisarem na Lua, foi enviar sondas não tripuladas qe não pousam lá nem retornam.
    E certamente tiram muitas fotos com alta definição do solo lunar qe, porém, não publicam.
    Será por que?
    Façam uma releva o sobre tudo isto é tirem suas próprias conclusões. Eu tenho a minha: a história da ida à Lua é uma gigantesca farsa qe perdura até hoje, 47 anos depois, por causa de interesses econômicos através de uma imprensa manipuladora.

    ResponderExcluir
  3. A imprensa não divulga ou qdo divulga o faz de modo a induzir as pessoas de qe os questionamentos feitos num documentário da Fox Television americana são equivocados.
    Mas o fato é qe depois das missões Apollo os americanos jamais se dispuseram a enviar pelo menos uma missão tripulada ou mesmo uma mísera sonda espacial capaz de pousar no solo lunar e enviar imagens coloridas e detalhadas como fazem em Marte com as sondas Curiosity e Mars Patifinder, nomes qe me recordo agora.
    Será por que?
    A meu ver é pq não são capazes ainda de promover um evento dessa envergadura, porquanto muito complexo para o estágio tecnológico atual, qe não permite, por enquanto, descer uma simples sonda na Lua.
    Se pudessem faze-lo com certeza o fariam.
    Creio qe as sondas enviadas até lá não são capazes de pousar, apenas se aproximam, perdem altitude e se espatifa no solo lunar.
    Antes disto, porém, enviam inúmeras imagens do solo, qe a NASA se recusa a divulgar, para não mostrar qe a paisagem lunar é completamente diferente daquelas mostradas nas missões Apollo, pq na verdade foram forjadas, feitas em uma área secreta, qe alguns desconfiam seja a Área 51, no deserto de Nevada nos Estados Unidos.

    ResponderExcluir
  4. Quero agradecer a vcs do site Contexto Livre, por publicarem meus comentários sobre esses dois acontecimentos históricos qe o escritor Luis Fernando Veríssimo listou em sua crônica em homenagem aos seus 80 anos de vida.
    Quero ressaltar qe, de um modo geral, gosto dos escritos desse renomado escritor. Mas fiz algumas ressalvas, a meu ver, mto importantes, quanto ao fato de os dois acontecimentos terem sido forjados pelo stabilichment norte americano para justificar seu domínio político e econômico no mundo, com mentiras qe nossa imprensa manipuladora e covarde, desculpem a redundância, nos impõe, com o triste objetivo da dominação, do nosso completo emburrecimento intelectual, inclusive de mentes brilhantes como o referido escritor.
    E se possível, gostaria mto qe minhas observações chegassem até ele, embora nelas contenham alguns erros ortográficos qe possam confundir quem se disponho a le-las, ao qe peço qe relevem.
    Forte abraço.
    Mto obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Levantei a questão da ida à Lua, como de não passar de uma farsa capaz de nos enganar por tanto tempo, por uma simples razão: somos manipulados por uma constante lavagem cerebral, como esta, pela imprensa empresarial que monopoliza e manipula a informação em nosso país.
    A ponto de enganar tanta gente mto experiente, como o escritor Luis Fernando Veríssimo.
    E os atentados de 11 de setembro?
    Teriam mesmo sido cometidos por sequestradores muçulmanos, que, embora não saibam pilotar sequer aviões de pequeno porte, teriam feito manobras incríveis que muitos pilotos experiente não sabem fazer?
    Será que tudo isto não se trata, também, como no caso da ida à Lua, e uma grande farsa, para justificar o domínio econômico e ideológico do império americano, para justificar suas atrocidades militares em diversos países do mundo?
    Deixo aqui essas questões que tem sido objeto de minhas constantes reflexões.

    ResponderExcluir

Comentários com links NÃO serão aceitos.

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do blog

Comentários anônimos NÃO serão publicados, como também não serão tolerados spams, insultos, discriminação, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.

É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.