24 de ago de 2016

A verdade terrível que Gilmar descobriu com o vazamento contra seu amigo Toffoli

Vazamento contra inimigo sim; contra amigo, não
Centenas de vazamentos vis, criminosos, inconsequentes, manipulados, destinados apenas a sabotar Dilma, Lula e o PT.

E Gilmar Mendes calado.

Um vazamento em que seu amigo Toffoli é citado e Gilmar tem um ataque histérico. Liga para Mônica Bergamo, da Folha, e critica os procuradores da Lava Jato, aos quais certamente atribui o vazamentos, com a dureza que habitualmente reserva ao PT.

Depois, irrompe no Estadão dizendo que “o cemitério está cheio desses herois”, os procuradores.

Quer dizer: só agora Gilmar descobre o caráter abjeto dos vazamentos?

O vazamento, em si, é uma notícia de rodapé. Uma construtora teria feito um serviço simples, e gratuito, na casa de Toffoli.

Não é exatamente um ato pelo qual Toffoli e a construtora mereçam ser condecorados, mas muito muito é motivo para uma capa da Veja. Só que em seu jornalismo de guerra, e em seu desespero para adiar sua morte inevitável, a Veja é capaz de tudo.

Toffoli, na versão de Gilmar, foi vítima de vingança dos procuradores por haver mandado soltar Paulo Bernardo.

Há uma ironia em que o veículo que deu a facada em Toffoli seja a Veja, amicíssima de Gilmar. Gilmar jamais se constrangeu em tirar fotos ao lado de jornalistas da Veja. Outra ironia é que ele próprio cansou de vazar coisas à Veja contra Lula. Estavam unidos, Veja e ele, na campanha para destruir a reputação de Lula.

Fora das ironias, é um sinal portentoso do uso político, pessoal e desonesto de tantos vazamentos. É também um retrato acabado do caráter de Moro e sua Lava Jato.

Gilmar sempre soube de tudo isso.

Mas, como os vazamentos alcançavam seus inimigos, se calou.

Ele parece ter acabado de descobrir uma verdade terrível: abusos como os da Lava Lava Jato, quando não imediatamente denunciados e reprimidos, podem atingir qualquer um.

Até seu amigo Toffoli. E até ele próprio, Gilmar.

Paulo Nogueira
No DCM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com links NÃO serão aceitos.

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do blog

Comentários anônimos NÃO serão publicados, como também não serão tolerados spams, insultos, discriminação, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.

É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.