18 de jul de 2016

Proprietário de clínica de idosos é preso por suspeita de maus-tratos

Vigilância Sanitária também apreendeu medicamentos com prazos vencidos.
Pacientes serão transferidos; homem foi levado para presídio em Sorocaba.

Ação conjunta vistoriou local em Sorocaba
Foto: Hudson Bracher Beilke/Conselho do Idoso
O proprietário de uma clínica de idosos de 40 anos foi preso em Sorocaba (SP). A ação realizada pela Delegacia do Idoso, Vigilância Sanitária e da Ordem dos Advogados do Brasil constatou maus-tratos contra onze pacientes e, somou ainda, irregularidades como remédios com prazos de validade vencidos.

De acordo com a Polícia Civil, o suspeito irá responder por crimes de relação de consumo e por maus-tratos. A Vigilância apreendeu medicamentos com prazos vencidos e o estabelecimento, localizado no Jardim Europa, foi autuado neste primeiro momento.

O vice-presidente do Conselho Municipal do Idoso de Sorocaba, Luiz Gildes, acompanhou o flagrante na clínica. Ele afirmou ao G1 que denúncias indicavam a falta de cuidadores no período noturno para monitorar os pacientes. “Quando chegamos ao local, eles estavam sujos e o cheiro estava forte. Inclusive, uma das senhoras estava passando frio”, lamenta.

Segundo o Conselho Municipal do Idoso, várias denúncias foram registradas sobre a clínica (Foto: Hudson Bracher Beilke/Conselho do Idoso)
Clínica tinha várias denúncias
Foto: Hudson Bracher Beilke/Conselho do Idoso
Após denúncias feitas no Ministério Público e na Vigilância Sanitária foi planejada uma ação para flagrar a situação. Ao chegarem no local, fiscais constataram que alguns idosos ficavam amarrados e “quando encontramos uma pessoa já é chocante, imagine 11? Todos em um lugar que é prestador de serviço e que está recebendo por isso”, comenta o vice-presidente.

Os idosos continuam no local, mas segundo o vice-presidente, eles deverão tomar providências legais para conseguir retirar esses pacientes da clínica.

De acordo com a polícia, o homem foi encaminhado para o Centro de Detenção Provisória de Sorocaba.

Polícia investiga maus tratos em clínica de Sorocaba (Foto: Hudson Bracher Beilke/Conselho do Idoso)
Polícia investiga maus tratos em clínica de Sorocaba
Foto: Hudson Bracher Beilke/Conselho do Idoso

No G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com links NÃO serão aceitos.

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do blog

Comentários anônimos NÃO serão publicados, como também não serão tolerados spams, insultos, discriminação, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.

É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.