21 de jul de 2016

Presidente do Paraguai admite que Lugo sofreu golpe e não impeachment

Não se sabe se por “excesso de sinceridade” ou descuido, mas o fato é que o presidente do Paraguai, Horacio Cartes, assumiu que Fernando Lugo sofreu um golpe, e não um impeachment. Membro do partido que dominou o país por 63 anos consecutivos, os Colorados, Cartes joga a culpa do golpe toda no Partido Liberal Radical Autêntico.

Cartes admite "não estive no governo que assumiu depois do golpe"
Durante uma coletiva de imprensa sobre o julgamento dos presos políticos de Curuguaty, Cartes evitou falar sobre a questão judicial e emitiu sua opinião sobre o golpe parlamentar contra Fernando Lugo, em 2012. “Não estive envolvido, não estive no governo que caiu [Lugo], nem estive no governo que assumiu depois do golpe [Federico Franco do PLRA]”, disparou o presidente.

Os jornalistas, já acostumados aos “descuidos” de Cartes, seguiram a cobertura tentando extrair informações sobre a questão dos camponeses de Curuguaty. E Cartes admitiu o golpe para se defender, ao explicar que o massacre aconteceu antes do julgamento político de Lugo e ele não estava em cena antes das eleições, realizadas apenas em 2013.

Depois do golpe parlamentar, feito aos moldes do que acontece atualmente no Brasil, quem assumiu a presidência foi o vice de Lugo, Federico Franco, do Partido Liberal Radical Autêntico. Obviamente a sigla se desgastou com este processo, enquanto os Colorados, responsáveis pela presidência do país por 62 anos consecutivos (incluindo toda a ditadura militar) saíram “ilesos” da imagem de golpistas e rapidamente recuperaram o poder.

Mariana Serafini
No Vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com links NÃO serão aceitos.

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do blog

Comentários anônimos NÃO serão publicados, como também não serão tolerados spams, insultos, discriminação, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.

É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.