20 de jul de 2016

CBN censura programa de alunos da UERJ sobre a Olimpíada e a crise no Rio; ouça aqui


Ontem, publicamos em nossa página a matéria do jornal britânico The Guardian sobre as consequências que os cariocas – principalmente, estudantes e trabalhadores da Uerj – estão sofrendo com o acontecimento dos Jogos Olímpicos.

Em contrapartida, menos de um dia depois, recebemos a informação de que a CBN (Sistema Globo de Rádio) vetou o programa produzido pelo Laboratório de Áudio da Faculdade de Comunicação Social da UERJ.

Há 12 anos, esse laboratório vinculava diversas matérias produzidas por estudantes na CBN. Desta vez, porém, a matéria titulada “Jogos da Crise” foi vetada com a justificativa de que “não respeitavam os princípios editoriais da emissora”.

É de chocar saber que a realidade de parte da população não é um princípio editorial da CBN. Jornalismo de qualidade e de verdade é plural, e não seletivo!

São inúmeras as dificuldades que a Uerj se encontra, diversos alunos e servidores continuam os seus projetos aos trancos e barrancos e dificilmente conseguem manter seus laboratórios em funcionamento. Seu laboratório ainda funciona? Estão tendo dificuldades? Como a crise influência na produção de conhecimento de sua faculdade? Conte para a gente!

Descrição:

Pesquisadores analisam a dimensão simbólica da Olimpíada no Rio de Janeiro em meio à penúria econômica no Rio de Janeiro e às turbulências políticas no país. Os professores Victor Melo, do Programa de Pós-Graduação em História da UFRJ, Gilmar Mascarenhas, do PPG de Geografia da UERJ, e Ronaldo Helal, do PPG de Comunicação da UERJ, e o doutorando Fausto Amaro, que estuda as interfaces entre Comunicação e Esporte na UERJ, falam sobre a dimensão simbólica do evento e sobre a frustração de expectativas. Ouça o programa que teve a execução vetada pela CBN.

Apresentação e Produção: Amanda Ribeiro e Fábio Sina.

Ano: 2016

Veicular até: INDEFINIDO.

Edição: Leonardo Pereira

Coordenação de jornalismo: Gisele Sobral

Coordenação de pesquisa: Izani Mustafá

Coordenador geral: Prof. Marcelo Kischinhevsky

Esta matéria é destinada à veiculação em rádios comunitárias, educativas e emissoras web. Seu uso é liberado mediante crédito.

AudioLab Uerj – Laboratório de Áudio da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCS UERJ).



No Viomundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com links NÃO serão aceitos.

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do blog

Comentários anônimos NÃO serão publicados, como também não serão tolerados spams, insultos, discriminação, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.

É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.