28 de jun de 2016

O Direito e a Crise

 Muita atenção para este vídeo 


Em tempos de disputa política brasileira na narrativa da ruptura do mandato de Dilma Rousseff, o campo de batalha acontece também no cenário jurídico. Afinal, impeachment é golpe? Impeachment sem crime é golpe? Pedaladas fiscais são crimes?

Seria o Direito capaz de responder todas essas perguntas? E mais, havendo um processo geopolítico de afastamento de governos de centro-esquerda na América Latina, qual é o caminho e campo para debate do pensamento progressista?

Para responder essas e outras perguntas, o Justificando Entrevista recebe o Filósofo Alysson Leandro Mascaro, professor na Faculdade do Largo São Francisco (USP) e na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Mascaro faz uma leitura de como a sociedade capitalista chegou a esse momento de fortalecimento do pensamento reacionário no Brasil e no exterior, bem como analisa a iminência do crescimento da crise política e econômica. Por outro lado, o filósofo fala também sobre a posição atual do pensamento de esquerda, ressaltando ainda as perspectivas de esperança o futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com links NÃO serão aceitos.

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do blog

Comentários anônimos NÃO serão publicados, como também não serão tolerados spams, insultos, discriminação, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.

É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.