11 de jun de 2016

Fora Temer faz com que o dinheiro deixe de ser apenas um pedaço de papel

http://www.revistaforum.com.br/blogdorovai/2016/06/11/fora-temer-agora-em-cedulas-de-10-reais/

fora temer em notas 
 quem matou herzog

Notas de 10 reais já estão circulando por aí carimbadas com um Fora Temer. Quem botou o assunto pra circular nas redes foi a amiga Ivana Bentes, no seu perfil do Faceboook.

Ela lembra que na época da ditadura o artista plástico Cildo Meireles “colocava a arte conceitual na resistência e nos circuitos cotidianos”.

E que uma das mais famosas ações daquele período foi o de carimbar notas de 1 cruzeiro com a frase “Quem matou Herzog?”.

Lembro-me com nitidez do dia em que ao ler essa frase numa nota, ter perguntado ao velho Renato quem era o Herzog. E ter recebido uma das suas boas aulas de história. De um professor intelectual que tinha cursado apenas até o segundo ano primário.

O mundo de hoje é muito diferente do da década de 70, onde as notas eram quase o único lugar onde se podia fazer uma informação circular sem correr o risco de censura. Afinal, como descobrir a origem do carimbador?

Hoje, a despeito de a mídia tradicional buscar construir o país a partir de sua narrativa, há a Internet. Onde blogues e perfis espalhados em várias plataformas de redes sociais fazem o contraponto.

Há muito mais oxigênio no ecossistema informativo de hoje do que naquela época, mas mesmo assim não deixa de ser revigorante ver que a indignação ainda busca ocupar todos os espaços vazios para mandar seu recado.

E também de ver que com um Fora Temer carimbado, o dinheiro deixa de ser apenas um pedaço de papel, como poetizou Arnaldo Antunes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com links NÃO serão aceitos.

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do blog

Comentários anônimos NÃO serão publicados, como também não serão tolerados spams, insultos, discriminação, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.

É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.