17 de mai de 2016

O papel da comunicação pública numa sociedade democrática


O VerTV deste domingo, 15 de maio, foi transmitido ao vivo de São Paulo e Brasília. No programa, um debate com os nossos convidados sobre o papel da comunicação pública numa sociedade democrática.

No Brasil, o sistema público de radio e televisão é garantido pelo Artigo 223 da Constituição Federal, funcionando ao lado dos sistemas privado - formado pelas emissoras comerciais - e do sistema estatal, controlado diretamente pelo governo. O sistema público é autônomo em relação aos governos e a iniciativa privada, sendo controlado pela sociedade através de conselhos curadores. Funcionam assim as maiores empresas públicas de comunicação do mundo, como a BBC inglesa, a NHK do Japão, RTP portuguesa, PBS dos Estados Unidos e as TV públicas da França, Alemanha e Canadá, entre muitas outras.

Para debater o papel da comunicação pública no Brasil e no mundo nós convidamos Renata Mielli, Secretária-Geral do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e Coordenadora do FNDC - Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação; Teresa Otondo, jornalista, pesquisadora em Comunicação e autora do livro "Televisão Pública na América Latina: para quê e e para quem?"; Vinicius Romanini, jornalista, professor da Escola de Comunicações e Artes da USP e Rita Freire, jornalista, presidente do Conselho Curador da EBC. Em Brasília estão a jornalista Bia Barbosa, coordenadora do Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social e Gésio Passos, funcionário da EBC e diretor do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com links NÃO serão aceitos.

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do blog

Comentários anônimos NÃO serão publicados, como também não serão tolerados spams, insultos, discriminação, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.

É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.