5 de abr de 2016

Ver TV debate o papel da televisão no jogo político brasileiro


A televisão brasileira assumiu um papel decisivo no encaminhamento da crise política no Brasil. Cobrindo todo o país, conseguiu arrastar multidões para as ruas em protestos contra o Governo Federal.

O apresentador Lalo Leal recebe o cientista político Wagner Tadeu Iglecias, professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo; a jornalista Maria Carolina Trevisan, integrante do Coletivo Jornalistas Livres; e o historiador Wagner Nabuco, diretor-geral da revista Caros Amigos.

A narrativa da mídia brasileira sobre os acontecimentos políticos não se limita ao Brasil. A jornalista Leneide Duarte-Plon, radicada na França, escreveu um artigo sobre a cobertura realizada pelos jornais franceses da crise brasileira. Ela destaca aspectos das imprensas brasileira e francesa.

O site Manchetômetro acompanha a cobertura política realizada por jornais e TVs. O professor João Feres Jr, que coordena as pesquisas do site, comenta os resultados obtidos.

Como enfrentar o monopólio da mídia? É a pergunta feita há vários anos aos movimentos que lutam pela democratização da comunicação no Brasil. O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) tem algumas respostas, segundo o secretário-executivo Pedro Rafael Vilela.

Apresentador / Editor-Chefe: Lalo Leal
Produtor Executivo: Vitor Chambon
Apoio à Produção: Patrícia Lima
Jornalista: Renato Fanti
Editora de Imagens: Mariana Velozo

2 comentários:

  1. Descobri ontem o Contexto Livre, parabenizo o site pelo conteúdo de alto nível!

    ResponderExcluir

Comentários com links NÃO serão aceitos.

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do blog

Comentários anônimos NÃO serão publicados, como também não serão tolerados spams, insultos, discriminação, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.

É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.