8 de abr de 2016

Governo avalia ter de 185 a 220 votos contra o impeachment


impeachment

No Palácio do Planalto, os coordenadores da operação contra o impeachment da presidenta Dilma avaliam que que se a votação do processo fosse hoje, ela teria pelo menos 185 votos contra seu impedimento.

Essa é avaliação mais pessimista de uma das fontes que conversou com o blogue durante a tarde de hoje.

Na opinião desse interlocutor, isso está longe de significar que o risco de impeachment acabou. “É uma disputa ainda voto a voto e eu avalio que hoje há uns 60 a 70 deputados indecisos. O Temer e o PSDB estão jogando muito pesado, mas a gente tem conversado com quem pode para tentar alcançar nosso objetivo.”

O Palácio do Planalto está operando com duas contabilidades, a das promessas, que é a que leva aos 220. E a dos considerados votos firmes, que hoje seriam os 185.

O PP, por exemplo, que tem 48 deputados, no cálculo da planilha mais pessimista ofereceria 20 votos para Dilma. Na mais otimista, esse número poderia chegar a 32 deputados.

A matemática do impeachment ainda vai dar muito pano para a manga até a votação na Câmara, mas neste momento mesmo entre os oposicionistas o que parece certo é que não se tem os 342 votos para derrubar Dilma.

Até o dia da votação, muita coisa ainda pode acontecer. E não só contra ela. Pode também se consolidar o sentimento de que o impeachment não passa. E se isso vier a acontecer, alguns indecisos podem preferir ficar com o governo .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com links NÃO serão aceitos.

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do blog

Comentários anônimos NÃO serão publicados, como também não serão tolerados spams, insultos, discriminação, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.

É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.