23 de mar de 2016

PF vai investigar “instigações e ameaças” a ministros do STF

O Ministério da Justiça determinou à Polícia Federal que sejam investigadas “instigações e ameaças” aos magistrados do STF.

Aparentemente, foi resultado de um protesto feito por integrantes de uma certa La Banda Loka Liberal diante da casa do ministro Teori Zavascki.

“Guilhotina nesse vagabundo traidor da Pátria”, escreveu Rodrigo Dias na página do grupo, que fez a transmissão ao vivo do protesto via Facebook. “Toca fogo”, afirmou Nicolas Bratti. Para Roberto Correa, era preciso jogar “umas bombas na casa deste russo, bandido!” Daniel De Luca Dal Sasso escreveu: “Apedrejem a casa desse filho da puta, detona tudo, fode o carro dele pago com  nosso dinheiro”. Everton Souza, “pega esse safado!!!” Já Luiz Braganholo pediu: “Coloca fogo na casa se for casa”.

O Viomundo tentou contato com alguns dos internautas citados acima. Não houve resposta até o momento desta publicação.

O comentarista que pediu o apedrejamento da casa do ministro Teori compartilhou em sua página um meme que promove a invasão do Palácio do Planalto no dia 23, 24 ou 25 do mês que vem. Ele é apoiador de Jair Bolsonaro.

No tweeter, críticas foram feitas ao cantor Lobão, por disseminar através sua conta o endereço de um filho do ministro Teori, postado originalmente pelo grupo Brasil Vem Pra Rua.

O militante Diego Escosteguy, editor da revista Época bancado pela família Marinho, escreveu na rede social que seria difícil “conter o ânimo da população contra Teori”.

Ao longo do dia, outros internautas se manifestaram na página do La Banda Loka Liberal, que pendurou faixas diante da casa do ministro do STF.

Eles forneciam telefones e o endereço do ministro, além de sugerir outras formas de intimidação.

Captura de Tela 2016-03-23 às 19.44.28

Valdir Vieira escreveu: “Tem que soltar fogos em direção a casa dele, por fogo e ter raiva como fazem as manifestações na frente do congresso. Tem que intimidar não fazer festa”. Fabricia Oliveira deu o endereço da casa do ministro e Wagner Oliveira Vieira sugeriu ligações para o gabinete do ministro.

Em evento público com sindicalistas, em São Paulo, o ex-presidente Lula atribuiu a “setores da imprensa” o clima de ódio que tomou conta do Brasil.

“Nós sabemos quem criou o ódio e não é nenhuma dona-de-casa, nenhum trabalhador, nenhum químico, nenhum gráfico, nenhum advogado”, afirmou Lula.

Captura de Tela 2016-03-23 às 19.50.49No twitter, adversários do governo promoveram a tag #EstadoIslamicoExplodeADilma e o print de um certo Pedro Buta voltou a circular. Ao pregar o “golpe constitucional”, ele se dispôs a torturar o neto de Dilma.


NOTA À IMPRENSA – Ministério da Justiça disponibiliza reforço de segurança ao STF

Além do reforço, determina investigação sobre incitação à violência


Brasília, 23/03/2016 – O Ministério da Justiça colocou à disposição do Supremo Tribunal Federal (STF) o reforço da segurança institucional e pessoal de seus ministros, em razão da perturbação do seu sossego e da necessidade de garantir a sua integridade física e moral, além de afastar tentativa de sua intimidação.

Determinou ainda que fossem investigadas as instigações e ameaças aos magistrados, tanto em manifestações públicas ao redor de suas residências como em redes sociais.

O Ministério da Justiça zelará para que o momento de tensão política não dê lugar a atos de violência e intolerância contra quem quer que seja.

No Viomundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com links NÃO serão aceitos.

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do blog

Comentários anônimos NÃO serão publicados, como também não serão tolerados spams, insultos, discriminação, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.

É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.