12 de mar de 2016

O insider

 Publicado em 05 de março de 2016 

O que está por trás da espantosa alta das ações da Petrobras no exterior?

Especulação desta proporção faz com que segmento do setor financeiro ganhe milhões de dólares
O ex-presidente Lula foi ingênuo ao acreditar que as informações que poderiam vazar só serviriam à imprensa. É um ledo engano. O mais estranho nestes últimos dias de delações vazadas e a nova fase da Operação Lava Jato foi a gigantesca alta das ações da Petrobras no mercado americano: 30% em dois dias. Isso representa um ganho absurdo do mercado financeiro, que pode estar por trás dessa especulação toda sobre impeachment, sobre a queda de Dilma e a prisão de Lula.

Onde está a SEC (Securities and Exchange Commission — o órgão que regula o mercado nos Estados Unidos e que, no Brasil, corresponde à Comissão de Valores Mobiliários), que tanto incrimina a Petrobras diante dos escândalos que vieram à tona com a Lava Jato? Acabaram os escândalos? Os processos nos EUA foram arquivados? O preço do petróleo internacional aumentou? O países produtores restringiram a oferta? A dívida da Petrobras foi perdoada? Por que as ações subiram tanto em tão pouco tempo, então?

Claro, leitor, que o governo americano, a SEC ou até mesmo as autoridades brasileiras deveriam estar procurando as respostas para estas perguntas em função desta alta escandalosa das ações da Petrobras. Parece uma ação internacional contra as instituições brasileiras.

Uma pequena observação: o PIB brasileiro não subiu, as indústrias não começaram a acender seus fornos, as empresas não ligaram suas máquinas, não houve aumento de emprego, a inflação não caiu, mas também em um dia o dólar no Brasil se desvalorizou 10%.

No passado, quando o Brasil não tinha pré-sal, e não tinha essas multinacionais brasileiras no exterior, o Ibad operava contra os interesses nacionais com serviços mais primários. Hoje, nos parece que intervenção é vergonhosa, porque ela é muito clara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com links NÃO serão aceitos.

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do blog

Comentários anônimos NÃO serão publicados, como também não serão tolerados spams, insultos, discriminação, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.

É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.