2 de mar de 2016

#Menos ódio, Mais democracia: Inscrições abertas para o #5BlogProg


Estão abertas as inscrições para o #5BlogProg — 5º Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais, que neste ano de 2016 acontecerá na cidade de Belo Horizonte (MG), entre os dias 20 e 22 de maio. O mote da quinta edição é #MenosÓdioMaisDemocracia. A programação detalhada e o local do evento serão divulgados em breve.

Na sexta-feira, o tema a ser debatido são os desafios da democratização da cultura e da mídia. No sábado, as forças políticas e a democratização da comunicação estarão em pauta, seguidos de discussão sobre mídia e democracia no continente. Também estão planejadas rodas de conversas sobre experiências e desafios do ativismo digital. À noite, haverá atividade cultural. No domingo, dia que encerra o #5BlogProg, os estados farão relatos de suas reuniões e será aprovada a carta do Encontro.

Inscrições

Para garantir sua participação, basta entrar na página de inscrições do #5BlogProg, preencher o formulário online e fazer o pagamento. O valor das inscrições é de R$ 100,00, sendo que estudantes pagam R$ 50,00 — é preciso enviar comprovante de matrícula na instituição indicada para contatoblogprog@gmail.com.

Os 200 primeiros inscritos que tiverem o pagamento confirmado contarão com hospedagem e alimentação gratuita.

O pagamento pode ser feito com cartão de crédito ou boleto bancário. O sistema de pagamentos solicita que seja informado um endereço de e-mail, que deverá ser o mesmo que informado no fórmulário de inscrição do Encontro.

BlogProg usa tecnologia nacional

O BlogProg está utilizando tecnologia 100% nacional na realização das inscrições para o Encontro. Trata-se do software nacional livre noosfero, desenvolvido colaborativamente entre cooperativas, universidades e a equipe do blogoosfero. 

O noosfero usa a tecnologia MCV - Módulos, Controladores e Visualizadores que garantem mais segurança do sistema e das informações dos usuários porque não compartilha suas informações pessoais com empresas e/ou governos.

Diferentemente das redes sociais privadas, não tem algoritmos de código fechado e privativo que cruzam os dados dos usuários para fins comerciais. Também NÃO tem backports (portas traseiras) abertas que abrem possibilidades para invasão por parte dos serviços secretos. Outros sistemas funcionam basicamente em duas vias: requisição ao servidor e devolução da página visualizada ao cliente.

Desenvolvido desde 2007, o Noosfero não registra até hoje nenhum caso de invasão ou de roubo de informações nele hospedadas. É a base do Blogoosfero, que tem este nome exatamente derivado da junção blogs e noosfero.

Aproveite e conheça o Blogoosfero

O Blogoosfero é uma plataforma livre e colaborativa desenvolvida no Brasil e administrada pelos próprios usuários. É parte de um projeto de desenvolvimento tecnológico e de soberania tecnológica, política e econômica, sem a qual seremos todos controlados pelos donos do conhecimento. Assista ao vídeo "Programe ou seja programado" e entenda as diretrizes para uma sociedade digital.

O Blogoosfero aponta também para uma mudança no modo como o brasileiro utiliza as possibilidades e ferramentas da internet, preconizando uma real Liberdade de Expressão. Para os idealizadores do projeto, na era da informação digital, não existe liberdade de expressão sem liberdade tecnológica. Se você não domina as ferramentas de desenvolvimento, se você não domina a tecnologia que usa, ficará à mercê das grandes corporações, que lucram milhões de dólares com as informações que postamos, teoricamente, de graça.

O lema do Blogoosfero, por exemplo, é “Ocupar a Internet, Resistir e Produzir nossos próprios conteúdos e tecnologias”, porque sem as iniciativas livres e soberanas, o controle ideológico e tecnológico dos países ricos sobre os países pobres seria ainda mais violento do que é atualmente.

Sem as tecnologias livres e soberanas, a recolonização cultural, política e econômica dos países do terceiro mundo já seria um feito muito além das intenções concentradoras do grande capital transnacional que hoje observamos.

E esta conscientização dos usuários de tecnologias digitais é um dos maiores desafios enfrentados pelo projeto Blogoosfero.

Saiba mais sobre o Blogoosfero:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com links NÃO serão aceitos.

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do blog

Comentários anônimos NÃO serão publicados, como também não serão tolerados spams, insultos, discriminação, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.

É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.