7 de dez. de 2014

fAlha continua manipulando pesquisas


A capa da Folha de S. Paulo deste domingo é outra que merece ser estudada nos cursos de jornalismo.

Pelo que não diz, mais pelo que diz.

Compõe o resultado de uma pesquisa Datafolha segundo a qual a maioria dos brasileiros responsabiliza Dilma pela corrupção na Petrobras com uma foto da manifestação pelo impeachment na avenida Paulista, à qual compareceu o ex-editorialista do jornal e agora senador José Serra.

O que a manchete não diz é que os números da pesquisa não são completamente desalentadores para a presidente.

Dilma tem responsabilidade sobre o caso? Na página interna, 43% dizem que sim, “muita”. Menos que o percentual de eleitores que votaram em Aécio Neves no segundo turno.

Outros 25% disseram que sim, mas “um pouco”.

Em qual governo a corrupção foi mais investigada? 46% disseram que foi no governo Dilma, contra 4% no governo FHC. Em qual governo os corruptos foram mais punidos? 40% disseram que foi no governo Dilma, contra 3% no governo FHC.

Quando se trata da aprovação da presidente, a Folha não repete a soma que fez acima, juntando os que acham que a responsabilidade de Dilma é “muita” ou “um pouco” — resultando nos 68% da manchete da página interna.

É preciso olhar o gráfico: a soma dos que consideram o governo ótimo, bom ou regular, mesmo com todo o noticiário negativo em torno da corrupção na Petrobras, é de 75%.

Porém, nada disso pode se deduzir da manchete pendurada nas bancas. Ela, a manchete, faz vibrar a direita derrotada nas urnas, à qual pertence a esmagadora maioria dos leitores da Folha. Na ausência da comunicação governista ou petista, a Folha e seus congêneres conservadores falam sozinhos.

No Viomundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com links NÃO serão aceitos.

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do blog

Comentários anônimos NÃO serão publicados, como também não serão tolerados spams, insultos, discriminação, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.

É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.