31 de dez de 2011

Feliz 2012

Aos seguidores, amigos e companheiros.
O ContextoLivre deseja um novo ano repleto de sonhos realizados, muito sucesso, saúde e grandes conquistas.

Leia Mais ►

Limpeza de Ano Novo

André Lux mostra o lixo:
No Tudo em Cima
Leia Mais ►

Charge online - Bessinha - # 966

Leia Mais ►

50 anos sem o "Amigo da Onça"

Péricles de Andrade Maranhão (Recife:14/08/1924 - Rio de Janeiro: 31/12/1961); chargista
Uma das maiores criações do cartum brasileiro - o Amigo da Onça - nasceu da cabeça de um pernambucano: Péricles de Andrade Maranhão. O personagem é, sem dúvida nenhuma, uma presença obrigatória no imaginário coletivo nacional desde a década de 40. Péricles nasceu no bairro do Espinheiro, no Recife, dia 14 de agosto de 1924, estudou no Colégio Marista e fez sua primeira charge para o Diário de Pernambuco. A charge viveu nas páginas de O Cruzeiro de 23 de outubro de 1943 a 3 de fevereiro de 1962. Depois da morte de seu criador, o Amigo da Onça foi desenhado por Carlos Estevão. Os diretores da revista O Cruzeiro queriam criar um personagem fixo e já tinham até o nome, adaptado de uma famosa anedota.
Péricles de Andrade Maranhão foi um adolescente pernambucano desenhista daquele com talento de enlouquecer qualquer professor. Jovem durante a fase áurea dos quadrinhos, por vezes imitou os traços de Dick Tracy, Agente Secreto X-9, Flash Gordon.
Menor de idade, chegou ao Rio de Janeiro, com uma carta de recomendação para nada mais nada menos que Leão Gondim de Oliveira manda-chuva dos Diários Associados, então a mais poderosa rede de comunicações do país. Em sua estréia, a 6 de junho de 1942, era o funcionário mais jovem da empresa . Nove meses depois seu primeiro personagem cômico no Diário da Noite: Oliveira, o trapalhão já divertia os leitores.
No ano de 1943 O Cruzeiro baseada numa equipe jovem e de qualidade iniciava a revolução que faria nos anos seguintes se tornando a revista mais importante do Brasil. Péricles participaria com um tipo humorístico que traduzisse "a verve típica e o humor carioca", que captasse "o estado de espírito daquele que vive no Rio de Janeiro, não importa onde tenha nascido".
Rabisca pra cá, rabisca para lá, Péricles coloca o lápis para pensar e emerge uma figura que lhe parece apropriada : baixinho, cabelo penteado para trás à base de "gumex", summer jacket, bigodinho safado, olhar de peixe morto. Fez tanto sucesso que as tiradas que antes ficavam na capa e contra-capa passaram a ser dentro da revista, evitando que as pessoas apenas as folheassem sem pagar.
O Amigo da Onça foi utilizado para fazer jornalismo e críticas e, em muitas situações, o Amigo da Onça esculhamba instituições como o casamento, exército e a hipocrisia social contida no jogo de aparências.
Alfeu
No Advivo
Leia Mais ►

Charge online - Bessinha - # 965

Leia Mais ►

"Felis" 2012 do Zé Chirico

Leia Mais ►

Alô, “Cansei”. Vai ter passeata contra Alckmin?

Dora Jr., com Serra: aguarda-se seu protesto indignado
contra Geraldo Alckmin
Há quatro anos, a elite paulista lançou o movimento “Cansei”, que tinha como eixo a reclamação contra os impostos. Aliás, a queixa contra tal carga tributária – a qual FHC diz ser “choradeira” – sempre é personagem da tucanagem e da turma do DEM.
Portanto, se são sinceros, os nossos amigos visitadores do “impostômetro”, como Serra e outros, deveriam promover a expulsão do Governador Geraldo Alckmin. Vamos esperar com ansiedade as colunas dos comentaristas econômicos revoltados.
Porque hoje o Estadão publica que o Governo de São Paulo, em plena crise mundial e no momento em que a presidenta Dilma reduz a alíquota de IPI de diversos produtos, para favorecer o consumo:
“O Estado de São Paulo vai na contramão do governo federal e elevará os impostos estaduais de eletrodomésticos e eletrônicos em 2012. O aumento de tributos será feito de forma indireta. O governo aprovou no último dia 27 uma nova tabela do IVA (Índice de Valor Agregado), que serve de base para o cálculo do ICMS no regime de substituição tributária. Para a maioria dos produtos, os novos valores entram em vigor amanhã.
Dos 90 itens contemplados pela mudança, 76 deles terão elevação do imposto estadual. Entre eles estão fogão, geladeira, celulares, micro-ondas, TV de tubo e plasma. Alguns componentes terão redução de imposto – 14 no total, entre eles, câmeras digitais e TVs de LCD. Em média, os valores do IVA subiram 20%. O impacto desse reajuste no aumento efetivo de impostos depende da alíquota do ICMS de cada produto.
No caso da linha branca, a nova tabela terá outro cronograma. Para os produtos beneficiados pela redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), concedida em dezembro pelo governo federal, a mudança vale a partir de 1º de abril.”
Aguarda-se, sobretudo, a manifestação dos fundadores do “Cansei”, João Dória Jr – recém filiado ao PSDB e pré-candidato a prefeito - e de Gabriel Chalita, então tucano e agora candidato do PMDB à Prefeitura de São Paulo.
Fernando Brito
No Tijolaço
Leia Mais ►

Retrospectiva do governo Dilma Rousseff

Leia Mais ►

Charge online - Bessinha - # 964

Leia Mais ►

Cesar Maia tenta ser vereador. Coitado, dá pena!

Cesar Maia usa vídeo de autoajuda para explicar candidatura
Ex-prefeito do Rio se compara a uma águia para falar da decisão de concorrer a vereador
Muitos analistas políticos se surpreenderam com a decisão do ex-prefeito do Rio Cesar Maia (DEM) de tentar em 2012 uma vaga como vereador da cidade que governou por três mandatos. Após candidaturas frustradas ao governo estadual e ao Senado, isso foi considerado uma derrota política.
Em seu "ex-blog" - mala direta que envia a assinantes - ontem, porém, Maia revelou sua inspiração. Divulgou um vídeo de autoajuda, com mensagem religiosa, para justificar sua escolha.
Baseado na vida das águias -"um dos animais mais majestosos que Deus foi capaz de criar", segundo o vídeo-, o ex-prefeito indica que a Câmara será um "dolorido processo de renovação".
O filme de quase cinco minutos mostra que a ave, após anos de caça, passa a ser incapaz de capturar as presas.
"Na metade da sua vida, [a águia] tem que tomar uma séria e difícil decisão. Nessa idade, suas unhas estão compridas e flexíveis, não permitindo mais que ela agarre com facilidade às presas (...). O seu bico alongado e pontiagudo, se curva. Suas penas, envelhecidas e pesadas pela gordura do tempo, dificultam o seu voo", diz o narrador.
Para superar as dificuldades, diz o vídeo, as águias se isolam em penhascos no alto de montanhas. Destroem o próprio bico, aguardam um novo nascer e, com ele, renovam as penas e as garras.
Em seguida, o narrador faz uma analogia da história da ave com percalços da vida humana: "Em nossas vidas, por muitas vezes temos que nos resguardar por algum tempo para começar um difícil processo de renovação".
Procurado para comentar o vídeo, ele não respondeu até a conclusão desta edição.
A intenção em 2012 é ser um puxador de votos para a bancada do DEM se fortalecer na Câmara. O candidato da sigla à prefeitura do Rio será o filho de Maia, o deputado federal Rodrigo Maia.
Leia Mais ►

Carta a uma senhora que descansa em Inema

Presidenta querida, aqui lhe escreve um admirador de primeiríssima fila (lembra-se da expressão na Pousada do Carmo por ocasião do Afro 21? A senhora me disse que adorou e até gostaria de usá-la) e que tem a remota esperança de que estas mal traçadas cheguem ao seu conhecimento. Mas o faço como os náufragos que jogavam garrafas ao mar.
Longe de mim perturbar seu sossego, afinal se existe paraíso de verdade, o Criador deve ter-se inspirado em Inema para fazer a praia de lá. Contudo, o assunto que me traz aqui é um desses impulsos insuportáveis que ficam perturbando nossa indignação até que a gente desabafe.
Li, hoje num desses jornalões sudestinos, que a irreprovável FGV, em pesquisa recente, chegou à conclusão de que um professor no Brasil ganha sempre 40% a menos que qualquer outro profissional com o mesmo nível de graduação. Ou seja, o profissional que é ponto de partida para todos os demais profissionais tem o seu salário quase sempre reduzido à metade do que ganham os outros. Escárnio? Ironia? Requinte de crueldade? Será que não está aí a chave de todos os nossos gargalos no campo do desenvolvimento social já que educação de qualidade é a única arquiteta e provedora do futuro? Não sou educateca (obrigado, Gaspari), não escrevo e nem falo pedagogês complicado, sou apenas um educador a cujo trabalho a Bahia (e parte do Brasil) assiste todos os dias e, ao que eu saiba, aprova.
Sei da sua paixão pela educação – aliás, a única presidente da nação que utilizou cadeia nacional de rádio e TV para saudar o início do ano letivo. Estou eufórico com o Pronatec, com a ampliação dos campi federais de ensino superior, adoro-a revelando seus livros prediletos e acompanhei – discreto mas extasiado – a senhora cantando todo o repertório de Gilberto Gil, conhecendo as letras de cor, naquela mesma Pousada do Carmo no Afro 21. “Essa é do ramo”, pensei comigo!
Por isso, retorno ao assunto: que recém-formado(a) terá estímulo para abraçar uma profissão que, de cara, já o deixará economicamente inferiorizado ante as demais profissões? Num mundo cada vez mais regido pelo dinheiro, que estudante genial (de Química, Matemática, Física, Inglês), mas sem o ideal de nossa geração, sairá aos pulos da universidade para reger classe no ensino médio?
Vem aí um novo PNE e eu lhe peço encarecidamente: ponha a mão nisso. Chegue junto com autoridade e paixão e não deixe que a área econômica trate com descaso os 10% do PIB para educação. China e Índia não estão brincando. Não aceite brincadeiras também. Lembre-se de mestre Anísio Teixeira: “O ensino público de qualidade é a única máquina de fazer democracia”. Com professores ganhando dignamente, essa máquina pode até voar.
Abraço baiano cordial
Jorge Portugal
Leia Mais ►

Charge online - Bessinha - # 963

Leia Mais ►

Flagrante de Otávinho Mesquita Frias Marinho, herdeiro inútil de tradicional família máfiomidiática

Otávinho Mesquita Frias Marinho, herdeiro inútil de tradicional família máfiomidiática do eixo Rio-São Paulo, ouve extasiado a CBN anunciando o fim do Brasil, nas vozes marcantes e sábias da urubóloga Miriam Leitão e da anta descerebrada Lúcia Hipólito.
Leia Mais ►

Charge online - Bessinha - # 962

Leia Mais ►